Norma NBR 15575

Proposta de Qualidade ao Setor da Construção Civil

Publicada em maio de 2008, porém permanece em processo de revisão com previsão de entrar em vigor em março de 2012, a norma brasileira de desempenho de edifícios estabelece o desempenho mínimo obrigatório para alguns sistemas, ao longo da vida útil de um empreendimento.

A principal característica da NBR 15575 – Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos – Desempenho é que ela foi concebida com base no conceito de desempenho, diferentemente do arcabouço normativo brasileiro, que está baseado em prescrição. A mudança é que a abordagem de desempenho está preocupada com os resultados que um edifício ou sistema deve atingir quando em utilização (comportamento em uso) e não com a forma com que foi construído.

A pretensão da Norma de Desempenho foi traduzir tecnicamente as necessidades dos usuários brasileiros de imóveis, a forma de estabelecimento do desempenho é comum e internacionalmente pensada por meio da definição de requisitos (qualitativos), critérios (quantitativos ou premissas) e métodos de avaliação, os quais sempre permitem a mensuração clara do seu cumprimento. Visam de um lado incentivar e balizar o desenvolvimento tecnológico e, de outro, orientar a avaliação da eficiência técnica e econômica das inovações tecnológicas.

Requisitos e critérios particularmente aplicáveis a determinado sistema são tratados separadamente em cada parte desta norma, seguem elas respectivamente:

  • Parte 1: Requisitos gerais
  • Parte 2: Requisitos para os sistemas estruturais
  • Parte 3: Requisitos para os sistemas de pisos internos
  • Parte 4: Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas
  • Parte 5: Requisitos para os sistemas de coberturas
  • Parte 6: Requisitos para os sistemas hidrossanitários

As regras também se aplicam a edificações com mais de cinco pavimentos, em todos os requisitos que não dependam diretamente da altura, por exemplo, conforto térmico e acústico.

ACUSTICPISO se enquadra no nível superior “S” de desempenho da tabela abaixo que consta na Parte 3 da norma, apresentando um nível de isolamento ao ruído de impacto L’nT,w 54 dB.

Tabela NBR